Benefícios do método LPF:
-
Redução da circunferência do abdômen e da cintura;
-
Fortalecimento muscular do assoalho pélvico e abdômen;
-
Melhora da postura em virtude da estabilização lombar;
-
Prevenindo e tratando todos os tipos de hérnias (discais, abdominais, inguinais e etc.);
-
Ativação do Metabolismo Basal (um aumento em média de 15% na queima de gordura em repouso, segundo pesquisas científicas);
-
Controle dos problemas de incontinência urinária;
-
Aumento da força contrátil do períneo;
-
Melhora na vascularização por descongestionamento pélvico e linfático, o que é ótimo para a circulação, pois evita pernas inchadas e pesadas.
-
Melhora no funcionamento do intestino;
-
Melhora das funções sexuais e das dores menstruais;
-
Acelera a recuperação pós-parto;
-
Aumento da capacidade cardiorrespiratória (excelente para melhorar o desempenho de atletas);
Contraindicação: Gestantes e Hipertensos.
História do método LPF
A Técnica Hipopressiva foi criada pelo Professor Doutor Marcel Caufriez, fisioterapeuta de nacionalidade Belga, doutor em Ciências da Motricidade e especialista em Reabilitação.
Com os seus estudos, Marcel descobriu que os Exercícios Hipopressivos proporcionavam uma diminuição da pressão abdominal, por criar um efeito de vácuo que aspirava as vísceras para cima, não as empurrando contra o pavimento pélvico (o que causa uma série de patologias), ao mesmo tempo em que se tonifica, de modo cientificamente comprovado, a parede abdominal, por ativar a musculatura mais profunda desta região.
Caufriez, portanto, comprovou com seus estudos científicos que os Exercícios Hipopressivos fortaleciam de forma muito mais eficiente, segura e rápida a musculatura abdominal em relação às abdominais convencionais, melhoravam a postura (e, portanto, as dores lombares), além de proporcionar redução das medidas por acelerar o metabolismo.
Desta maneira, a técnica Hipopressiva foi proposta como alternativa para acelerar a recuperação pós-parto, já que trata-se de uma série de exercícios posturais e respiratórios que diminuem a flacidez abdominal da mulher, uma vez que, após o parto, esta é acentuada pela diástase abdominal.
Entre tantas celebridades internacionais que praticam o conceito Hipopressivo, estão os "anjos da Vitória Secret ", Adriana Lima, Miranda Kerr, Karolina Kurkova e Gisele Bündchen, que são noticiadas como praticantes deste conceito para mais rapidamente recuperarem a sua forma física no pós parto.
Após realizar o treinamento com Marcel Caufriez, o espanhol Piti Pinsach aprofundou os estudos sobre as técnicas Hipopressivas e tornou-se referência em toda Europa e EUA. Piti percebeu que os exercícios Hipopressivos não proporcionavam ótimos resultados apenas para pós-parto, mas que a grande maioria das pessoas teria benefícios com este método revolucionário.
Deste modo, Piti Pinsach aprimorou a técnica Hipopressiva, tornando o método LPF efetivo não somente para tratar e prevenir alguns tipos de patologias, como também para melhorar a performance esportiva e a estética.